Info

Você deve ter ouvido falar muito sobre impressão 3D e impressora 3D profissional, e por um bom motivo. Esta tecnologia empolgante, que já existe há mais de 30 anos, tem se aprimorado e ganhado força rapidamente nos círculos profissionais e de hobby, sendo saudada por alguns como o catalisador para a “Terceira Revolução Industrial”.

Com isso em mente, você provavelmente está se perguntando: “o que é impressão 3D e como funciona uma impressora 3D?” Você também pode estar se perguntando “o que posso fazer com uma impressora 3D?” Neste artigo, ensinaremos os fundamentos da impressão 3D que você precisa saber para começar a usar essa tecnologia incrível em seu benefício.

História da Impressão 3D

No final dos anos 80, a tecnologia de Prototipagem Rápida foi desenvolvida para ajudar os fabricantes a examinar um produto antes de ser lançado para produção em massa. Para fazer isso, eles usaram um software de design auxiliado por computador (CAD) que poderia dizer às máquinas de prototipagem rápida como produzir um objeto físico a partir do design.

Em 1986, Charles Hull patenteou o aparelho de estereolitografia (SLA), marcando-o como a primeira origem da impressão 3D que conhecemos agora. Essa máquina fabricava peças produzindo-as camada por camada, acelerando o processo de prototipagem. Hull então co-fundou a 3D Systems Corporation , uma empresa que continua a ser pioneira e a vender tecnologias de impressão 3D até hoje.

Durante a década de 1990 e o início de 2000, as impressoras 3D eram máquinas grandes e caras, usadas quase exclusivamente para aplicações industriais. Mas tudo isso começou a mudar em 2009, quando o primeiro modelo de impressora 3D de baixo custo disponível no mercado foi lançado como um kit a ser construído pelo comprador. Desde então, inúmeras empresas entraram no mercado de impressão 3D, reduzindo os preços das impressoras 3D e aumentando a qualidade, tornando-as máquinas ideais para entusiastas e pequenos negócios.

Hoje, a impressão 3D está realmente começando a ganhar impulso. Grandes varejistas como Home Depot, Microsoft, Staples, Sams Club e mais estão vendendo impressoras 3D em suas lojas, e a confiabilidade e facilidade de uso das impressoras estão melhorando a cada dia . Embora ainda estejamos nos primeiros dias da tecnologia do ponto de vista do consumidor, a paixão e o entusiasmo em torno dessa tecnologia inovadora não vão a lugar nenhum, mas à medida que novos e incríveis usos para impressoras 3D são encontrados a cada dia!

Tipos de Impressora 3D Profissional e como as impressoras 3D funcionam?

Embora existam vários tipos diferentes de impressora 3D profissional no mercado, geralmente todas têm uma coisa em comum: as impressoras 3D usam um arquivo de modelo 3D digital para dizer a uma máquina como produzir um objeto físico usando um material de impressora 3D básico. Fazer objetos tangíveis a partir de código 3D soa quase como mágica, mas vamos analisar como isso é feito com algumas das tecnologias mais comuns disponíveis hoje.

Para o consumidor médio, existem realmente dois tipos principais de impressoras 3D a serem considerados: FDM e SLA. Nós os cobriremos brevemente abaixo e, para uma visão mais aprofundada, confira nosso guia de tecnologia de impressora FDM vs SLA 3D . 

Estereolitográfico (SLA)

As impressoras SLA estão começando a expandir seu alcance na impressão 3D de consumidor. Eles usam uma resina líquida fotorreativa como material de base, em vez de um filamento de plástico sólido. Eles trabalham curando a resina com um laser UV ou um projetor UV, uma camada de cada vez, até que o modelo esteja completo.

As impressões SLA podem ser muito mais rápidas e muitos modelos mais novos têm resolução significativamente melhor do que as impressoras FDM, resultando em objetos mais detalhados, mas a resina atualmente custa um pouco mais que o filamento e as próprias impressoras geralmente são mais caras também. Existem muitas aplicações diferentes para a tecnologia de impressão 3D SLA devido aos resultados de alta qualidade – design, engenharia e prototipagem, para citar alguns! 

Sinterização seletiva a laser (SLS)

As impressoras SLS são o principal tipo de impressora 3D profissional usado em aplicações profissionais e industriais em todo o mundo. Para criar objetos impressos em 3D, essas máquinas usam um laser de alta potência para sinterizar o material em pó na forma desejada.

As impressoras SLS trabalham com uma variedade de materiais, incluindo plásticos, metais e arenito colorido, tornando-as as escolhas ideais para uma série de aplicações. Essas impressoras são normalmente muito maiores e mais caras do que as impressoras FDM e SLA, e não são práticas para o consumidor médio ter em casa.

Modelagem de Deposição Fundida (FDM) – Também conhecida como Fabricação de Filamento Fundido (FFF)

Este é o estilo mais comum de impressora 3D de mesa no mercado hoje. As impressoras FDM depositam o material em camadas, construindo um objeto uma fração de milímetro de cada vez. Eles normalmente usam filamentos de plástico (como uma linha de pesca grossa) como material de base e criam o objeto derretendo o filamento e espremendo-o para fora de um pequeno bico para obter um posicionamento preciso. Você pode pensar nisso como uma pistola de cola automática. Este é um processo muito lento, pois cada centímetro de cada camada precisa ser rastreado pelo bico, mas essas impressoras também são as mais baratas. 

Quanto custa uma impressora 3D?

Uma das perguntas mais comuns para um iniciante é “Quanto custa uma impressora 3D profissional?” Bem, no mercado atual, o preço de uma impressora 3D varia muito dependendo de suas necessidades, desde o kit básico, faça você mesmo, até um estilo plug-and-play polido com a mais alta qualidade e confiabilidade. Por causa desta discussão, vamos nos concentrar no nível do consumidor, impressoras 3D de mesa.

Impressoras 3D pré-montadas

Se você está procurando algo que possa comprar, tirar da caixa e começar a imprimir imediatamente, as impressoras pré-montadas são o caminho a percorrer. Mesmo dentro desta categoria, existe uma ampla gama de preços.

No lado menos caro do espectro, você tem impressoras como a Printrbot Play , uma impressora 3D acessível com um preço baixo de US $ 399. Isso contrasta com as impressoras mais robustas e grandes (como a Ultimaker 2 ) por cerca de US $ 2100. Na vanguarda da tecnologia, você verá impressoras SLA como a Form 2 da Formlabs . 

As diferenças de preço geralmente representam o tamanho da construção da impressora, a confiabilidade da impressora e o nível de detalhes que podem reproduzir. Impressões mais precisas e consistentes exigirão peças de impressora melhores, geralmente resultando em preços mais altos. Comprar uma impressora feita de peças mais baratas também pode levar você a ter que fazer manutenção com mais frequência ou substituir peças. Os preços mais baixos também costumam ter uma placa de impressão menor, permitindo imprimir apenas objetos menores.

Kits de impressora 3D Profissional DIY

Se você deseja economizar algum dinheiro em comparação com uma impressora pré-montada, ou se está pronto para o desafio, você também pode construir uma. A boa notícia é que você não precisa começar do zero, pois você pode comprar um kit de impressora 3D profissional que já possui todas as peças de que você precisa em um só lugar, ou pelo menos acessar uma lista de peças para adquirir você mesmo.

O exemplo mais popular desses kits são da comunidade RepRap, uma plataforma de impressora de código aberto. Esses designs de impressora 3D de código aberto ajudam na montagem e garantindo que você tenha todos os componentes necessários e são suportados por uma comunidade ativa de RepRappers que criaram os seus próprios e são fáceis de contatar em fóruns online .

Um kit vai custar em torno de $ 300- $ 1000 e mais. Peças mais caras, incluindo o uso de um design de extrusora de impressora 3D de maior qualidade, farão o preço do seu kit subir, mas provavelmente resultarão em uma impressora 3D melhor.

Se você está procurando o que os usuários têm a dizer sobre as diferentes impressoras 3D, confira nossas páginas de impressora 3D para obter análises da comunidade e detalhes sobre os recursos de cada impressora. 

Formatos de arquivo de impressora 3D Profissional

Para criar um objeto em uma impressora 3D profissional, você precisará usar o formato de arquivo correto para o seu design. O tipo de arquivo mais comumente aceito para software de impressora 3D é .STL , enquanto vários outros tipos de arquivo (incluindo .OBJ) podem ser suportados dependendo do programa.

A maioria dos programas de design 3D será capaz de criar arquivos .STL, mas se você tiver um arquivo que não seja .STL , poderá convertê-lo usando um conversor de modelo 3D gratuito . Para traduzir seu modelo 3D para uma linguagem que a impressora 3D profissional entenda, você precisará usar um programa de segmentação como Cura ou Slic3r , ambos gratuitos para baixar e usar. Se estiver usando uma impressora Formlabs SLA, você usará o Preform .   

Fatiar é o ato de converter os arquivos .STL ou .OBJ em camadas que a impressora 3D pode reproduzir para criar o objeto físico. O resultado do processo de fatiamento geralmente é um arquivo .GCODE , que pode ser interpretado por quase todas as impressoras 3D. Quando a impressão começar, a impressora 3D seguirá as instruções .GCODE para traçar o objeto camada por camada, conforme indicado pelo divisor.

Onde Para encontrar as melhores coisas para impressão 3D

Para tirar o máximo proveito de sua impressora 3D profissional, você precisará de alguns modelos 3D excelentes para imprimir. Uma das melhores coisas sobre a impressão 3D é que você pode criar quase tudo que imaginar e, se tiver tempo e habilidades, poderá criar os arquivos você mesmo. Felizmente, mesmo que você não tenha nenhuma habilidade em design 3D, há muitos designs disponíveis online.

Se você gostaria de aprender a usar o software de design 3D por si mesmo e realmente assumir o controle de sua impressão 3D, você tem muitas opções. Um ótimo ponto de partida seria verificar nosso Guia de design de impressão 3D . Inclui uma lista de software de design de impressora 3D gratuito para iniciantes , práticas recomendadas para design de impressão 3D e informações sobre como vender e comercializar seus designs no Pinshape . O céu é o limite!  

Para quem deseja baixar os modelos existentes, existem grandes comunidades online para impressão 3D, cheias de modelos de impressora 3D para os fabricantes imprimirem ou para outros designers remixarem e personalizarem. Nessas comunidades 3D, você encontrará uma mistura de arquivos STL premium e gratuitos criados por designers de todo o mundo.

Alguns sites permitem que designers vendam modelos 3D, enquanto outros são totalmente gratuitos. Em muitos casos, você poderá baixar os arquivos diretamente e usar o software para dividi-los. 

Lembre-se de que a maioria dos modelos 3D tem licenças de uso associadas a eles, e você deve estar atento para respeitar sua opção de licenciamento ao baixar os arquivos STL.

Pinshape é uma das comunidades de impressão 3D que mais cresce e é um lugar incrível para encontrar as melhores coisas para impressão 3D. Junto com designs de impressora 3D incríveis, você encontrará uma comunidade apaixonada de criadores e designers que poderão ajudá-lo a aprender tudo o que você precisa saber sobre impressão 3D, mantê-lo atualizado sobre as últimas ideias de impressão 3D e certificar-se você obtém os melhores resultados com sua impressora 3D.