Info

A maioria de nós conhece o temido som do dentista. Por mais que você tenha medo de ir ao dentista, a higiene bucal é muito importante para sua saúde geral. As cáries devem ser preenchidas e os dentes ausentes ou danificados devem ser corrigidos. Atualmente, os dentistas levam algumas semanas para concluir os modelos dentários e as implantações. Com dois avanços no mundo da impressão 3D, o tempo e a eficiência podem melhorar drasticamente.

BEGO e Renishaw se unem

Como todos sabemos, a manufatura aditiva permite um maior nível de personalização. Pessoas que já trabalharam na boca de alguém conhecem a singularidade dos dentes. Os dois formam um par perfeito um para o outro, assim como Renishaw e BEGO.

Com sede na Inglaterra, a Renishaw projeta e constrói máquinas de fusão a laser. BEGO, uma empresa com sede na Alemanha, usa software CAD e CAM para fazer soluções digitais. Isso inclui a detenção de várias patentes de design no setor odontológico. As empresas de hardware e software sempre encontram uma maneira de cooperar.

Os dois fizeram um acordo em que a Renishaw venderá seus dispositivos de impressão 3D e a BEGO concederá aos clientes da Renishaw acesso às patentes dentais. Não poderia ter acontecido em melhor hora. Como diz o Diretor de Engenharia da Renishaw, Geoff McFarland, “Chega um momento em que estamos introduzindo uma gama de processos inovadores para a fabricação de estruturas dentais”. Este novo acordo de licenciamento pode ser a próxima grande coisa para a BEGO desde o lançamento da tecnologia de aditivos na indústria odontológica em 2001.

Enquanto a BEGO e a Renishaw contavam ao público sobre seu negócio juntas, a Stratasys, um importante fabricante de impressão 3D, anunciou o lançamento da Objet30, a primeira impressora de mesa do mundo projetada para pequenos laboratórios e clínicas ortodônticas.

A impressora deve aumentar a produção de modelos odontológicos e os arquivos digitais que ela usa devem ajudar a eliminar a desordem nos escritórios. Ela usa a tecnologia de impressão PolyJet para criar camadas mais finas, tornando a superfície mais lisa.

A impressora tem um tamanho máximo de construção de 3 cm x 2 cm x 1 cm e as camadas produzidas são de aproximadamente 0,028 mm. Ele pode fazer até 20 modelos em uma corrida.

O Objet30 OrthoDesk pode ser uma virada de jogo importante. Atualmente, a maioria das impressoras 3D da indústria odontológica reside em laboratórios maiores. Com a precisão, o tamanho pequeno e o preço da impressora Stratasys, os locais menores não devem ter nenhum problema em considerar a compra de uma.

O futuro da fabricação de aditivos na indústria odontológica

Essas três empresas estão trabalhando muito para levar os dentistas a usar a impressão 3D em seus empregos. Os benefícios são bastante claros. Especialmente com muitos ambientes se tornando completamente digitais, o odontológico pode não esperar para ver se outros o usam. Ainda há muito trabalho pela frente, então a transição levará algum tempo. À medida que a notícia se espalha e mais avanços chegam ao mercado, você logo verá pessoas com dentes impressos personalizados.