Info

Como as impressoras 3D revolucionaram os processos de produção em quase todos os campos, elas são máquinas sujeitas a danos e congestionamentos. A última coisa que você deseja é ter uma impressora que não funcione conforme o esperado e, portanto, é importante garantir que você dê à impressora o cuidado que ela realmente merece. Com a manutenção adequada, você poderá reduzir congestionamentos e outros problemas que podem atrapalhar seus esforços para produzir os modelos desejados. Abaixo estão algumas maneiras eficazes de manter sua impressora em ótima forma.

1. Limpe a placa de impressão

Normalmente, a cola é aplicada para construir uma placa para evitar deformações ao fazer impressões. A cola pode, entretanto, acabar atraindo partículas estranhas e plásticos derretidos, interferindo nas impressões por causa da superfície irregular. Portanto, crie o hábito de limpar a placa após cada impressão. Você pode fazer isso mergulhando um pano limpo em água morna e esfregando suavemente o prato.

2. Escolha o filamento certo para o projeto

A colocação do filamento causa problemas de impressão em 3D e, portanto, você precisa ter cuidado ao escolher e manusear o filamento. Antes de carregar o material, desenrole a bobina para verificar se há dobras e nós que podem causar emperramentos. Também é melhor seguir o filamento recomendado pelo fabricante da impressora para desfrutar de uma experiência de impressão suave sempre.

3. Mantenha os eixos X e Y lubrificados

O eixo está em movimentos contínuos durante o processo de impressão. Ele se move ao longo do cabeçote da impressora e conforme a poeira é depositada nas hastes, a lubrificação diminui, tornando o eixo mais rígido, reduzindo o desempenho no processo. Para garantir que o movimento seja suave, certifique-se de limpar as hastes de poeira e lubrificar com óleo. Você pode mover manualmente para verificar se a lubrificação está correta antes de usar a impressora. O eixo Z também deve ser lubrificado com graxa ou lubrificante sólido para sustentá-lo.

4. Certifique-se de que o firmware esteja sempre atualizado

Isso é muito essencial, especialmente para empresas que dependem de impressão. As atualizações de firmware garantem que você tenha o software e os recursos de impressão mais recentes para que possa sempre obter produções de alta qualidade. Você pode ficar por dentro das novidades verificando o site do fabricante regularmente para obter atualizações e anúncios de atualização. Se você tiver uma impressora habilitada para WIFI, poderá desfrutar de downloads e instalações automáticas de atualizações na nuvem.

5. Mantenha a extrusora limpa

É por aqui que o filamento passa durante o processo de impressão e é possível que o material se desgaste deixando partículas nos rolos. Essas bagunças pegajosas podem alterar a geometria do rolo e tornar quaisquer extrusões impróprias. Portanto, é importante certificar-se de que a extrusora, especialmente os rolos, estejam limpos. Uma escova de dentes pode ser usada para facilitar a limpeza para que a extrusora funcione sem problemas e forneça as impressões de qualidade esperadas.

6. Aperte os parafusos da polia

Eles podem se soltar por causa de vibrações de movimentos contínuos dos eixos X e Y. Eles podem levar a um sistema desalinhado e qualidade reduzida, portanto, ajuda a garantir que permaneçam firmes.