Impressora 3D Colorida | Veja Quanto Custa a Multicolorida para Comprar

A tecnologia de impressão 3D são uma verdadeira revolução no mercado mundial, tendo em vista que já avançou bastante é possível imprimir em 3D diferentes formatos, materiais, com detalhes e peças realmente grandes e cada vez a tecnologia se intensifica mais. Porém, o que ainda deixa a desejar são as cores. As impressões geralmente aparecem em uma só cor pois a maioria das impressoras 3D possuem apenas um extrusor.

Impressao coloridaAté um tempo atrás as impressões ficavam limitadas a isso, porém hoje com o maior acesso à tecnologia é possível com a utilização de algumas técnicas conseguir imprimir com alguns detalhes de outras cores. Porém, o desafio é um pouco maior do que a impressão de uma peça com uma cor só.

A recomendação é que você só siga essas dicas se for uma pessoa que já costuma mexer com impressora 3D e já seja familiarizado com o sistema de impressão pois aprender a imprimir já com as dicas da internet em uma impressora 3D mais comum pode fazer com que você gaste material ou até desconfigure sua impressora e precise de uma mão de obra especializada de manutenção. Então só siga essas dicas se for realmente expert.

Outra técnica que também pode ser utilizada é a impressão por partes e depois juntá-las manualmente. Essa técnica da mesma forma necessita um certo grau de conhecimento em material de impressão, como juntar as peças e uma análise geral de que se vale a pena utilizar esse tipo de técnica ou não.

Porém, é possível também investir em impressoras que imprimam com cores diferentes de filamentos ou cores diferentes de resinas que podem dar um toque especial na sua peça, seja qual for o seu objetivo final do objeto: venda, decoração ou utilizar como brinquedo.

Aqui estão dois modelos de impressora que podem imprimir colorido.

Cada uma de uma forma diferente.

ENDER 3 – Imprime colorido por filamentos de cores diferentes

Impressora 3D Ender 3 PROQue a impressora 3D ENDER 3 é uma das mais vendidas do mundo já sabemos mas o que é ainda melhor é que da forma correta é possível imprimir colorido para que as peças fiquem ainda mais personalizadas e com detalhes incríveis.

Para que isso aconteça nessa impressora a troca de cores é feita de forma manual. Se você já está acostumado a lidar com sua impressora sabe que a forma de troca de cor direta pode ser feita com bowden ou direct drive.

Você deve cuidar como anda o processo para que quando ele chegue a altura desejada você consiga reduzir a velocidade de impressão para 10%, configurada no fatiador, no momento do preenchimento da peça ou da cor diferente você precisará trocar manualmente os filamentos, então é importante que essa parte seja feita de maneira cuidadosa e precisa. Depois disso, é só retornar a velocidade normal de impressão.

impressao 3d 2O fato de criar efeitos nas peças pode ser feito com dupla coloração ou com texturização horizontal onde ambos tem o objetivo de mudar a cor do material. Para isso é preciso alterar a posição do objeto a ser impresso, e em alguns casos pode ser necessário cortar a figura.

Tente colocar a figura em um ângulo horizontal e veja se é necessário fazer algum corte, depois salve o “gcode” na posição que será a impressão, depois espelhe a figura para que o encaixe da cola fique perfeito e então é só usar a criatividade.

Mais uma opção disponível é a troca em degrade e essa é que você precisa ter mais atenção ao realizar. Utilize o mesmo procedimento no direct drive ou bowden:

Quando estiver no momento de impressão em que deseja começar a troca de cores corte o filamento com um alicate aproximadamente uns 5 ou 10 cm antes do final da entrada da extursora. Depois disso, coloque a ponta já cortada no novo filamento contra a ponta cortada do antigo até que a ponta de cor diferente ultrapasse o parafuso trator da extrusora. Você vai perceber que ela vai começar a ser puxada como se fosse a anterior. Essa troca é indicada para quem tem habilidade pois depende bastante da habilidade.

R$ 1.939,00 no Amazon

Anycubic – Imprime com diferentes cores de resina

Impressora 3D Anycubic PhotonEssa é uma marca diferente de impressoras que pode utilizadas resinas de cores diferentes o que faz com que sua peça fique ainda bonita e personalizada com cores diferentes, resistente e única.

A técnica utilizada é a SLA que é uma versão de luz UV que garante uma excelente distribuição da luz para os objetos, é LCD e anti-alising, essa técnica de impressão por sua natureza suaviza as curvas que contém nas peças fazendo com que fiquem ainda mais naturais no momento da impressão. Os patins no eixo de impressão Z fazem com que a impressão tenha mais precisão e fique mais fácil pela própria calibração da mesa.

O sistema de resfriamento utilizado garante que a impressão fique mais estável ao chegar na mesa não entre diretamente com o calor do ambiente e não cause um choque o que muitas vezes danifica os detalhes das impressões.

As máquinas Anycubic possuem um software próprio que chama-se Photon Workshop conhecido pela sua facilidade de execução e utilização. É possível através dele acompanhar a impressão pois o fechamento da impressora é transparente.

  • A área dela é: 97 mm x 54 mm x 150 mm
  • Fonte luz: 405 nm de comprimento de onda

Um detalhe importante é que ela possui um sistema de purificação de ar na parte de dentro. O que é essencial pois, muitas vezes as impressoras 3D tendem a poluir o ar do ambiente deixando pesado ou com odor ruim para respirar e ficar no ambiente.

Outro detalhe importante é que a impressora é capaz de trabalhar por até 200 horas ou 6 meses e a manutenção cobre esse tempo. Na hora de avaliar é preciso ter noção desses detalhes já que é um investimento que pode ser decisivo.

São inclusos um jogo de luvas, ferramentas, funil, manual do usuário, espátula, Leitor SD, e um cabo de energia na caixa junto com a impressora 3D.

R$ 3.399,00 no Amazon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *