Info

A impressão tridimensional às vezes é chamada de manufatura aditiva. Este processo envolve o uso de uma impressora para criar um objeto sólido a partir de um arquivo eletrônico ou digital. Lentamente, conforme o objeto toma forma, o dispositivo cria camada após camada de material. O material pode ser plástico, metal ou muitas outras substâncias.

O processo

Para criar um objeto com dimensão, você deve começar com um design virtual do item que deseja fazer. Você pode usar um programa de modelagem para criar algo completamente novo ou pode utilizar um scanner 3D para fazer uma cópia de algo que já existe. Um scanner copia um objeto digitalmente e o insere em um programa de modelagem para duplicação.

O programa manipula o arquivo digital para dividi-lo horizontalmente em muitas camadas muito finas. Após esta preparação, o programa faz o upload para uma impressora. Esse dispositivo então combina todas as camadas para tornar as fatias invisíveis, o que cria o objeto tridimensional.

Métodos Diferentes

O método de sinterização seletiva a laser envolve a fusão a laser com a ajuda de um pó que se funde entre as camadas de material. Este método foi originalmente desenvolvido na década de 1980. A modelagem por deposição fundida é outro método que envolve um fio de metal ou um filamento plástico que derrete o material para criar camadas fundidas. Esse tipo de produção foi criado no final da década de 1980. A estereolitografia envolve a criação de um sólido a partir de um líquido para colocar camadas umas sobre as outras para criar a figura ou objeto. Um laser ultravioleta cura as camadas para endurecê-las. Esta técnica teve origem em 1986.

Aplicações Práticas de Negócios

Esse tipo de impressão tem muitas aplicações diferentes em diversos setores. Na indústria médica, os médicos podem criar modelos do corpo humano e órgãos para uso em pesquisa e educação. No campo da arquitetura, os arquitetos podem criar modelos de escalas de edifícios para apresentar aos clientes. Também é possível criar peças ou itens que atualmente podem ser feitos em linhas de montagem para a indústria automotiva e para a fabricação de equipamentos industriais e produtos de consumo. Essa grande mudança na montagem pode levar a economias substanciais à medida que as empresas mudam a maneira de produzir as peças de que precisam para seus produtos.

Aplicativos Pessoais

Para quem quiser explorar o processo, também é possível criar um arquivo digital em um computador e levá-lo a um serviço de impressão para criar o objeto. Você pode levar seu arquivo diretamente para uma loja física para criação ou pode carregar seu arquivo digital em um site. Depois de pagar pelo processo, a empresa criará seu objeto e enviará para você.

Explore esta tecnologia de impressão de ponta para ver o futuro do design e da criação e como você pode usá-la em suas atividades pessoais ou profissionais.