Info

Ultimamente, estamos vendo uma explosão de uma verdadeira mania pela impressora 3D a laser.

As pessoas escrevem sobre eles nos jornais, falam sobre eles na televisão, organizam seminários e exposições dedicadas ao assunto, publicam livros e pelo menos na web estão aumentando drasticamente os recursos disponíveis.

Embora já tenham passado 30 anos desde seu primeiro lançamento, as impressoras a laser ainda são uma novidade.

As impressoras a laser são capazes de reproduzir um objeto tridimensional a partir de um arquivo digital e de qualquer tipo de material: do plástico ao metal, até mesmo células humanas. Com esse histórico, o uso desse tipo de tecnologia pode ir desde o setor da saúde, passando pela moda, passando pelo automotivo, construção e muito mais com a possibilidade de infinitas aplicações.

O processo é simples: a partir de um arquivo de desenho eletrônico ou ‘planta’, a impressora a laser transforma a informação digital em um objeto físico que inicia camadas sucessivas de material até que todo o objeto esteja pronto.

Até agora o processo parece simples, mas a verdadeira mágica acontece quando ele une a impressora às tecnologias digitais da Internet das Coisas. O resultado é uma explosão de inovação tecnológica e social. A vantagem de poder tocar circuitos eletrônicos ou reconhecer materiais semelhantes entre si, mas com propriedades diferentes em um curto espaço de tempo, acelera muito os tempos de execução dos objetos e dá um impulso a este setor.

Atualmente já vendemos acessórios de moda, jogos e pequenas peças em impressoras a laser, mas até 2020, poderemos criar casas e órgãos internos.

A maioria dos investimentos e avanços neste tipo de tecnologia está se desenvolvendo nestes campos:

1. Cirurgia reconstrutiva
A capacidade de reproduzir órgãos humanos inteiros é uma das revoluções médicas mais importantes de nossos tempos. Os avanços neste campo são impressionantes e eliminarão os longos tempos e listas de transplantes. Recentemente, na Rússia, eles construíram a primeira tireóide testada em ratos, usando uma impressora a laser. Considerando a grande quantidade de doenças ligadas a este órgão, podemos imaginar as implicações positivas deste projeto para os seres humanos. E este é apenas um exemplo …

2. Indústria de Construção
Com a tecnologia das impressoras a laser será possível a construção digital de edifícios. Em Dubai, um prédio e seu relativo móvel serão construídos imprimindo camada por camada o prédio com uma mistura de concreto armado, gesso e plástico. Para a realização do projeto será utilizada uma impressora com cerca de 7 metros de altura.

3. Indústria mecânica
No mundo da tração nas quatro rodas, os protótipos estão sendo realizados usando impressoras a laser. Essa possibilidade traria diversas vantagens ao setor, agilizando o processo produtivo e reduzindo custos relacionados à preparação de sistemas complexos. Um exemplo é o projeto Blade: um supercarro feito inteiramente com impressoras. Outro exemplo é o novo Jetpack: um sistema de foguetes, feito inteiramente, que permite ao homem voar e pousar como um helicóptero. Isso foi concebido por Martin Aircraft e usado para o último filme 007.